Sobre a Escola da Inteligência
O Programa Escola da Inteligência (EI) foi idealizado pelo médico, psiquiatra e escritor Dr. Augusto Cury, e seu intuito é desenvolver as habilidades socioemocionais em todas as fases da idade escolar. As ações propostas confirmam a necessidade da educação socioemocional para a formação integral do ser humano e representam o atendimento de uma necessidade latente no Brasil e no mundo.
Como funciona?
Criada há mais de 10 anos, a Escola da Inteligência é o mais completo e especializado programa da atualidade a trabalhar de maneira efetiva a inteligência emocional em todas as etapas da educação básica.
O objetivo da Escola da Inteligência é trabalhar a saúde emocional de crianças, jovens e adultos por meio da gestão da emoção nos aspectos pessoal, acadêmico ou profissional, a fim de garantir a eles uma trajetória existencial com muito mais bem-estar e satisfação.
Esse trabalho pioneiro foi idealizado por Dr. Augusto Cury, com base na Teoria da Inteligência Multifocal, criada por ele. Trata-se do resultado de mais de 30 anos de estudos e um sólido trabalho em que foi possível analisar o funcionamento da mente humana e a formação de pensadores.
A Escola da Inteligência na prática
Veja como aplicamos a metodologia de liderança dentro da nossa escola.
Aumento da motivação do aluno
Ter habilidades socioemocionais desenvolvidas faz os alunos sentirem-se bem consigo mesmos, com seus colegas, professores e com a própria escola.
Logo, é um importante fator motivacional para os estudos, já que os jovens são encorajados a serem eles mesmos, se sentirem mais aceitos, trabalhar em prol de metas, ficar mais dispostos a correr riscos e deixar o medo de lado.
Melhoria no relacionamento interpessoal
Além de ensinar a lidar com as próprias emoções, a educação socioemocional na escola provoca um sentimento de maior empatia em relação aos outros. Os relacionamentos, dessa forma, tendem a ficar mais saudáveis e produtivos, tanto com os próprios colegas quanto com professores, famílias e outras pessoas do convívio dos alunos.
Formação para o mercado de trabalho
Tudo isso que comentamos, sem dúvida, vai causar impacto na vida adulta e até na carreira. Com uma formação que valoriza a educação socioemocional, os jovens terão condições de realizar escolhas profissionais mais acertadas, adquirir mais autoconfiança para o mercado de trabalho e aceitar desafios cada vez mais complexos que os dirijam à autorrealização.
Desenvolvimento de habilidades
A educação socioemocional auxilia os alunos a desenvolver habilidades essenciais à sua vida e, claro, ao alto desempenho escolar. Logo, podem ser facilmente exploradas no currículo. Algumas dessas habilidades incluem:
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administração do tempo;
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autonomia;
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cooperação;
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criatividade;
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liderança;
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resiliência;
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autoestima;
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resolução de problemas;
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respeito às opiniões alheias.
Galeria de Fotos
Confira abaixo as fotos de algumas atividades realizadas pelos estudantes dentro da proposta do Líder em Mim.